O hCaptcha atenua o scraping de dados e de conteúdo para garantir que os dados on-line sejam usados de forma ética e legal

O scraping de conteúdo (também conhecido como o scraping de tela) é o processo usado para coletar informações da Web. Ele não é novo. Quando os engenheiros de software precisam, por exemplo, de dados de um mainframe antigo, o scraping pode ser a única maneira de extrair informações, pois os conectores originais podem estar faltando e ser impossível substituí-los.

No entanto, nos últimos anos, essa técnica se tornou a preferida de hackers e fraudadores. A ação proativa reduz efetivamente a ameaça, mas é essencial entender como o processo funciona.

O Scraping usa um conjunto automatizado de ferramentas que se faz passar por um cliente ou navegador, agindo como um usuário humano, clicando em botões e lendo dados. Há muitos usos legítimos para o scraping. Os rastreadores da Web que alimentam os mecanismos de pesquisa são um exemplo. O mesmo vale para ferramentas como o Skyscanner, que procura ofertas de viagens pesquisando milhares de sites de viagens.

A capacidade de extrair rapidamente muitos dados de sites torna o scraping uma ferramenta poderosa nas mãos de pessoas mal intencionadas

Esse processo pode coletar grandes quantidades de dados de sites, desde que os sites não estejam configurados para impedir que isso aconteça. De fato, um raspador pode acumular grandes conjuntos de dados interagindo com sites, com o software e com os bancos de dados que os alimentam.

Por que o scraping é uma ameaça à segurança?

A capacidade de extrair rapidamente muitos dados de sites torna o scraping uma ferramenta poderosa nas mãos de pessoas mal intencionadas. Um bot do scraping pode coletar dados de usuários de sites de mídia social. Em seguida, ao coletar sites que contêm endereços e outras informações pessoais e correlacionar os resultados, um hacker pode se envolver em crimes de identidade, como o envio de solicitações fraudulentas de cartão de crédito.

Um hacker de scraping também pode coletar dados de sites, como Amazon e eBay, para criar listas de produtos falsos ou enganosos e vendê-los em serviços peer-to-peer, como o OfferUp, e realizar ataques de phishing contra compradores. Ou o fraudador pode vender produtos que não existem. Outro golpe desse tipo envolve a falsificação de editores de anúncios.

Ao extrair o conteúdo desses sites, o fraudador pode criar páginas falsas de editores de anúncios em diferentes serviços e vender anúncios nessas páginas para revendedores autorizados cujos contatos coletaram o arquivo ads.txt do editor. Os espaços de anúncios parecem reais para o anunciante, mas não são. Com o hCaptcha Enterprise, a empresa fica protegida contra a extração não autorizada de dados, pois ele oferece uma camada adicional de segurança que dificulta a automação não autorizada. Com a proteção contra scraping, as empresas podem se proteger:

1. Dados confidenciais

Ao impedir o scraping, você protege as informações confidenciais ou proprietárias (conteúdo, preços e outros) que podem estar presentes em seu site. Isso é especialmente importante em sites que lidam com dados confidenciais, como informações pessoais, detalhes financeiros ou propriedade intelectual;

2. Proteção do modelo de negócios

Evita que concorrentes ou terceiros obtenham dados ou informações estratégicas que possam ser usados contra a empresa;

3. Experiência do usuário

Os proprietários de sites podem garantir uma experiência de usuário mais consistente e segura, evitando a possibilidade de ações mal-intencionadas serem executadas no site.

A prevenção do scraping é essencial na era digital para manter um ambiente de negócios justo e competitivo. As tecnologias avançadas de ML e IA auto supervisionadas possibilitam a proteção de dados on-line contra ameaças e ataques, e a implementação de medidas de prevenção do scraping é essencial para garantir que os dados on-line sejam usados de forma ética e legal. Descubra como a IA e o aprendizado de máquina garantem a privacidade e a segurança dos dados corporativos clicando AQUI.